Pra conhecer a proposta

Olá gurizada! Conheçam aqui os motivos pelos quais o Governo do Estado, através da Coordenadoria de Juventude, está propondo esse formato de Conselho Estadual de Juventude – CONJUVE-RS. A proposta avança na idéia de repassar a responsabilidade para a própria sociedade indicar os seus membros. Estamos propondo uma eleição de forma direta, pois acreditamos ser fundamental construirmos uma grande campanha pública para a eleição dos membros do CONJUVE-RS. Para construirmos essa proposta, queremos a tua participação.

Tu sabes que, segundo dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2009, nós jovens (15 a 29 anos) somos 23,8% da população de nosso estado? Pois é, de um total de mais de 11 milhões de pessoas no RS, 2.646.000 são jovens.

É muita gente, mas, por outro lado, ainda é um setor social muito pouco conhecido quanto às suas especificidades sociais. Esse momento da vida é muito especial e de grandes escolhas que definirão o resto da tua vida.

Tu, muitas vezes, estás cheio de sonhos, pensando em milhares de coisas para fazer, mas o problema é que a necessidade de trabalhar te obriga a largar os estudos. Ou então, queres praticar esporte como andar de skate, apresentar o som da tua banda, organizar um grupo de teatro, curtir um cinema ou apenas andar de bicicleta, mas não há alternativa pela falta de espaços públicos próprios para isso.

Felizmente, tu estás vivendo um momento em nosso estado, cuja visão de que a juventude seria “um mal que se cura com o tempo” foi deixada de lado.

O Governador Tarso Genro, sabe que tu, jovem, precisa ser encarado como uma pessoa portadora de direitos específicos que são fundamentais para construir a tua vida com autonomia e independência.

Sendo assim, queremos abrir espaço para que tu possas nos ajudar a pensar quais são os projetos, as mudanças e as políticas públicas que teremos que fazer para esses milhões de jovens gaúchos. Mas isso, só acontecerá com a tua participação. Portanto, venha construir conosco!

É por isso que, além de vários outros mecanismos de participação que criaremos, estamos propondo reformular o Conselho Estadual de Juventude (CONJUVE – RS).

Se tu achas que a gurizada tem várias necessidades que não são reconhecidas pelo poder público, será através do Conselho de Juventude que se reunirão as representações da juventude gaúcha para formular e organizar uma pauta para o governo.

Através dele será possível apresentar o que as mais diversas juventudes do nosso estado precisam e propor ao Governador questões que são muito importantes para o desenvolvimento do nosso Estado, a partir da tua visão e daqueles que, assim como tu, percebem as dificuldades da sociedade nessa mesma condição. Portanto, será um espaço onde a juventude poderá dialogar com o governo propondo, acompanhando e fiscalizando.

Entretanto, tu bem sabes que não é fácil ser jovem. A sociedade ainda encara a juventude como aqueles que só causam problema. Tuas opiniões pouco são reconhecidas até mesmo, muitas vezes, na tua própria família.

Portanto, sabemos que a juventude precisa conquistar, ainda, o reconhecimento de respeito e de consideração para possibilitar a efetiva participação nos mais diversos espaços.

Isso também dificulta muito para que os Conselhos de Juventude no teu município, no Estado ou no Brasil sejam amplamente reconhecidos e respeitados pela sociedade e, até mesmo, pelo Poder Público. Sem contar o desconhecimento da sua própria existência.

Pra mudar essa realidade, o Governo do Estado quer ousar e avançar em relação aos modelos que já temos de Conselhos de Juventude, onde o Governo normalmente indica os membros da sociedade.

Acreditamos ser necessário repassar a responsabilidade para a própria sociedade indicar os seus membros no Conselho de Juventude. Estamos propondo uma eleição de forma direta, pois acreditamos ser fundamental construirmos uma grande campanha pública para a eleição dos membros do CONJUVE-RS.

Isso permitirá que a sociedade reconheça a existência e o papel desse espaço e participe. Esse processo permitirá ao Conselho uma maior legitimidade, dando mais força para as opiniões que o Conselho produzirá ao longo de seu trabalho. Além de tudo, tu poderás participar diretamente e contribuir com esse debate.

Dessa forma, o Conselho de Juventude do RS terá muito mais força para propor e fazer valer as suas ideias.

A nossa proposta é que tu e toda a juventude gaúcha possam eleger os membros do conselho, através da internet e por mensagem de texto via celular. Esse é um sistema fácil e barato, a partir da tecnologia já existente, com um alto grau de confiabilidade e segurança.

O mais importante é que permitirá a mais ampla participação, pois aqueles jovens que não possuem acesso a internet poderão participar via celular, cuja quase totalidade da juventude gaúcha tem acesso.

Contudo, estamos propondo que, pra tu seres candidato, deverás participar do processo de Conferência Estadual da Juventude que faremos neste ano. Isso é importante porque dará a certeza que os candidatos terão o mínimo de comprometimento com a juventude e estarão minimamente informados do assunto.

 Nossa proposta é que haja dois tipos de candidatura: a candidatura individual, que possibilitará que aquele guri ou guria que não tem nenhuma ligação com entidade, movimento ou organização possa também ter o direito de se candidatar a conselheiro/a e apresentar suas ideias, desde que tenha participado da conferência, pois isso vem no sentido de somarmos esforços em trazer para a participação os setores desorganizados da juventude gaúcha.

 E, a outra forma, será de candidaturas de organizações juvenis onde um grupo de entidades e movimentos deverão constituir uma chapa para apresentar suas idéias para concorrer às vagas do Conselho, sendo eleitos de forma proporcional. Ainda, é importante observar que a eleição obedecerá o critério de representação de, no mínimo, 30% de mulheres e a representação regional conforme a minuta do decreto de lei.

 Essa forma fará com que todos os segmentos juvenis passem a se preocupar em apresentar suas ideias visualizando a totalidade da juventude gaúcha e não apenas as suas demandas de segmento. Fará com que as entidades e movimentos passem a estabelecer relações entre si no sentido de construir unidade e ação conjunta. Fortalecerá a organização da juventude gaúcha e ampliará a participação para os setores que ainda não estão em nenhum tipo de organização mais formal e tradicional como entidades estudantis, partidos, movimentos sociais, ONGs, etc.

 No nosso entendimento, essa proposta além de inovadora será um sucesso no envolvimento e participação massiva da juventude gaúcha possibilitando construir um Conselho de Juventude enormemente representativo, fortemente legitimado e profundamente reconhecido pelo Poder Público e pela sociedade, além de fortalecer o processo de participação direta como a Conferência Estadual de Juventude.

3 respostas para Pra conhecer a proposta

  1. Maicon Prado da Cruz disse:

    Olá, sou Macicon Prado da Cruz- Parlamentar Juvenil do MERCOSUL, representante do Estado do Rio Grande do Sul.
    Fantástica essa proposta, é fundamental que seja um processo democrático, de participação popular. Creio que essa é a hora de mostrar que a juventude é capaz de parcipar, de fazer valer seus direitos. Participo de um grande debate com jovens do MEROCOSUL, e vemos como é dificultoso o reconhecimento da capacidade do jovem na sociedade, assim, com a formação desse Conselho, o Rio Grande do Sul será um modelo Internacionalmente, como um Estado que visa a participação cidadã do jovem e que reconhece a importância do protagonismo juvenil.
    Abraços a todos, até mais!

  2. Maria Luisa Rodrigues disse:

    Aqui Instituto Kizomba de Alvorada,vemos como é dificultoso o reconhecimento da capacidade do jovem na sociedade, assim, com a formação desse Conselho, o Rio Grande do Sul será um modelo Internacionalmente, como um Estado que visa a participação cidadã do jovem e que reconhece a importância do protagonismo juvenil.
    Também esperamos que sejam acolhidos pelos nossos gestores, muita sorte e boa luta, queremos estar nesta.

  3. Claudinei Costa disse:

    Olá…estamos em processo de criação do nosso Conselho Estadual de Juventude…gostaríamos de nos basear no modelo de vocês…é possível nos enviar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s